Provas de aferição de EV e ET - 5º anos
De 4 em 4 anos diz quem sabe, que é preciso aferir o sistema de ensino e para isso aplicam-se as chamadas provas de aferição.
Nas disciplinas consideradas práticas foi a vez de Educação Visual e Educação Tecnológica dos 5º anos, neste caso convertida em EVT porque foi só uma prova que englobou as 2 disciplinas.
As provas com 2 versões, na minha opinião, provas bem conseguidas, embora com um conteúdo fora do 5º ano de escolaridade mas que os alunos de uma forma geral o trabalham desde sempre. As provas abordarem e bem o que se pretendia para o 5º ano tanto na vertente de Educação Visual como na vertente Educação Tecnológica, com as devidas nuances (na matéria) do tempo covid que os alunos passaram na escola.
Não foram exigidos materiais pictóricos nem ferramentas/instrumentos de oficina o que colocou em pé de igualdade todas as escolas, tanto as que já tinham regressado às oficinas como aquelas que ainda continuam a manter a mesma sala de turma para todas as disciplinas, regras ainda existentes da pandemia.
Fica o registo de alguns trabalhos de algumas turmas do 5º ano: Reparar um quadro (simetria), pintar e montar um tetraedro em papel e criar um microrganismo tridimensional com plasticina.
Fica o registo: Dar os parabéns a todos os colegas de EV e ET, grupo EVT, por conseguirem manter esta prova sem necessidade de alterar qualquer rotina de escola o que não acontece com outras disciplinas que é preciso um secretariado, salas à parte para os alunos, fichas A, mudar rotinas de escola e toda a burocracia documental para que façam a prova, sendo os mesmos alunos.