Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Que aulas! EV e ET.

Escola..jpg

Depois da primeira semana de aulas com alunos do 2º ciclo às disciplinas de Educação Tecnológica e de Educação Visual e atendendo às condições físicas e materiais do espaço onde estas aulas são dadas, só apetece dizer, que aulas de m…!

Ter aulas com disciplinas essencialmente práticas num espaço reduzido, onde os alunos têm que levar e trazer os seus materiais, onde qualquer atividade prática, sejam desenhos ou projetos ou outras atividades que não possam ser concluídas no tempo de aula, terão que os transportar para casa e depois trazê-los de novo para conclusão, é preocupante! No mínimo, por respeito às disciplinas e aos próprios alunos, deveria haver um local na sala onde pudessem guardar os materiais e os trabalhos. Não existe nem vai existir, estamos em tempos de covid 19! Na minha opinião é preocupante, até para saúde dos alunos, ter que trazer e levar os materiais para a sala e ainda os trabalhos que se vão realizando nas aulas. É um desgaste para o aluno e um quebra-cabeças para os professores destas disciplinas.

Talvez por serem disciplinas novas, nasceram das antigas disciplinas de trabalhos manuais e desenho, fundaram a Educação Visual e Tecnológica e atualmente separadas em Educação Visual e Educação Tecnológica, têm pouco peso nas prioridades das escolas, não sendo salvaguardados os seus espaços próprios, como são os laboratórios de certas disciplinas ou até os espaços de educação física, mesmo em tempos difíceis devido à covid 19.

Estas disciplinas requerem espaços próprios porque são essencialmente práticas mas as escolas não estão a salvaguardar estes espaços, desvirtuando a essência destas disciplinas. Que fazer?

Porque os alunos destas idades gostam de manusear materiais, ir à descoberta, imaginar e criar com atividades práticas, ficam desiludidos e não entendem o porquê? Os professores destas disciplinas têm que gerir este quebra-cabeças da melhor forma procurando novas metodologias para substituir o que é essencialmente prático.

É uma desilusão..

Obs: O m...pode ser medíocre.

Bisbilhotada