Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Que semana de preparação do ano letivo!

escola.png

Ufa, até que enfim! Esta semana de trabalho na preparação do ano letivo de 2019/2020 tem-me dado  água pela barba. Foi uma semana intensa e cheia de peripécias que não podem aqui ser contadas. Prevê-se um ano novo com problemas velhos.

Durante a semana as reuniões para tudo, plataformas e questionários do ME em tudo quanto é lado para preencher. Distribuição de serviço docente e as arrelias das turmas muito grandes para trabalhar. Assistentes operacionais e a falta deles o que obriga os que estão a redobrar o trabalho e até a ser trasnsferidos dos seus lugares habituais pelas escolas do agrupamento, algumas longe do seu local de residência, havendo os amuos com a desmotivação à mistura. E assim, os ambientes ficam rispidos e muito dificeis de suportar.

Depois destas loucuras da gestão, foram as reuniões de grupo e de departamento, as reuniões para a flexibilização curricular e as chatices que ficam. Perde-se tanta energia nestas niquices quando se podiam aproveitar melhor em assuntos realmente do interesse dos alunos, dos enc. de educação e das escolas, como as aprendizagens e a  forma como os alunos se apropriam delas. Apetece dizer: flexibilidade curricular, esse nome pomposo onde vai caber? São reuniões e mais reuniões e as conclusões não são nada animadoras. São mais os amuos entre colegas de grupos diferentes, por causa de cedência de minutos das suas disciplinas aos projetos que será dificil aparecerem com soluções que sejam realmente uma mais valia nas aprendizagens dos alunos!. Tanta energia gasta em discussões que nada trazem de proveito.

Onde estão os entendidos  para dizer o que se pretende com autonomia e flexibilidade curricular? Não bastam oito escolas “piloto” dizerem muito bem do que fizeram para logo se generalizar. Como se podem manter os programas disciplinatres tão extensos e em simultâneo com estas brincadeiras aos projetos que não cabem em lado nenhum. Alguém sabe por acaso o que vai dar na sua disciplina? Com tantos projetos e com tanta articulação o que fica para as disciplinas! E os exames finais como ficam? Muito ainda se vai discutir!.

Para piorar as coisas, uma das propostas do PSD se ganhar as eleições  é acabar com a flexibilidade curricular. Andam a brincar com os professores!

Haja quem nos acuda!.

Bisbilhotices!.

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)

2 comentários

Comentar post