Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Reutilização de Manuais no 1º CEB é uma loucura!

Hoje foi dia da receção dos manuais do 1º CEB para reutilização! Uma loucura em forma de paranoia é o que isto é!

Como estava previsto os livros do 1º e 2º ano têm que ser entregues embora não sejam reutilizados devido às caraterísticas dos livros e dos alunos de tenra idade. Mas havia ordens para reutilizar no 3º e 4º ano! Foi uma loucura! Carradas de borrachas para apagar os livros, os alunos, alguns pais e professores tudo esfregava! Mas por mais que se apague os rabiscos continuam a notar-se. Os livros tem os exercicios e os espaços para os fazerem, têm espaços para colagens e pinturas nos próprios livros como trabalhos de casa que os alunos têm de fazer. Assim como se pode reutilizar um livro! Quem vai usufruir com um livro destes com os exercicios já feitos! Não é justo! Os pais reclamavam e os professores de cabelos em pé! Falou-se para o telefone do Call Center dos manuais escolares e explicou-se a situação! Não se diz o que disseram mas os pais não podem ser prejudicados devido aos filhos fazerem os exercicios nos livros como se pede no manual.

Uma coisa é certa enquanto os manuais forem concebidos da forma como são, ou seja, com espaços para alunos preencherem, espaços para colorir e de colagem de autocolantes, não é fácil, eu diria até impossível, a reutilização dos manuais para o ano seguinte.

Depois não venham com conversas alarmantes de que a reutilização nas escolas é uma miragem! Pudera! Que se pode fazer? Só um encontro entre governantes, livreiros e diretores de escolas, um diálogo a sério, para darem uma possivel solução da forma como devem ser concebidos os manuais.

O que posso dizer foi uma autentica loucura e uma dor de cabeça!

Nota: O Tribunal de Contas (TdC) analisou a eficácia da aplicação do programa “Gratuitidade dos Manuais Escolares” no ensino público e alerta para a fragilidade da sustentabilidade desta medida, já que a percentagem de manuais reutilizados durante este ano letivo foi inferior a 4%. Esta “fraca reutilização” poderá pôr em causa a sustentabilidade do projeto.

Bisbilhotices