Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Roteiro Reutilização de Manuais Escolares

mega escolas.jpg

Hoje, dia 5 de fevereiro de 2019, no auditório do Centro de Arte e Espetáculos da Figueira da Foz, realizou-se uma sessão para Diretores de Agrupamentos de Escolas e outros sobre o Roteiro da Reutilização dos Manuais Escolares, tendo como oradores a Secretária de Estado da Educação, Ana Leitão, a Diretora dos Estabelecimentos Escolares, Maria Manuela Faria e a Delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira.

Iniciou-se a sessão com as boas vindas aos presentes e tendo a Drª Alexandra Leitão feito uma pequena introdução à forma como decorreu e está a decorrer a gratuitidade dos manuais escolares do 1º ciclo e 2º ciclo.

- Para o ano de 2019/2020 a gratuitidade dos manuais escolares abrangerá o 3º ciclo e Secundário até ao 12º ano.

- Que existe um manual de apoio à reutilização dos manuais escolares.

- Que as 100 escolas que mais reutilizam vão ter como prémio um selo de mérito e um certo valor em euros.

- Que a verificação das faturas dos livros reutilizados passa a ser no Igefe.

- Todos os manuais reutilizados são registados na plataforma.

- Critérios na verificação da reutilização dos livros.

- Casos especiais devem ser ponderados pelos diretores, por exemplo: aluno do SASE com escalão A estragou ou não entrega os livros. Se pela condição não tiver livros gratuitos no próximo ano, supõe-se que vai andar sempre sem livros. Nestes casos ponderar.

- Que também deve haver uma bolsa de livros na biblioteca para atender a circunstâncias imprevistas, como transferências de escola ou mesmo caso dos alunos que estragam.

Seguidamente foram chamados os Diretores que tinham conduzido as boas práticas sobre a reutilização de manuais escolares e iriam partilhar os seus feitos naquela sessão.

Algumas dicas foram deixadas pelos Diretores dos Agrupamentos de Escola de Idanha-a-Nova e Oliveira do Hospital:

- Os alunos levam para casa os manuais escolares só quando são mesmo necessários para os trabalhos, ficam na escola num cacifo individual.

- Sensibilizou-se alunos e seus encarregados de educação que não devem riscar os livros, só podem fazer alguns apontamentos quando muito necessários a lápis.

- Fizeram marcadores para não dobrarem os livros.

- Quem estraga não tem direito a mais e sendo chamado o enc. de educação para o compromisso.

- Livros que já não estão em condições de serem utilizados são transferidos para as salas de multideficiência.

Depois entrou-se na sessão das perguntas e respostas: A plataforma tem que ser mais agilizada; os livros eletrónicos têm de começar a ser mais utilizados, podendo ser descarregados sem internet; pais que não querem os livros não se devem registar na plataforma; no 1º e 2º ano de escolaridade, sabendo-se que existe pouca reutilização dos manuais mesmo assim deve-se pedir a devolução dos mesmos; que a publicidade para sensibilização dos encarregados de educação e alunos para a reutilização dos manuais não devia passar só pelas escolas mas sim também por outros meios.

Para acabar foi dito pela secretária de estado a uma pergunta dum diretor que os livros e os cadernos de atividades vendem-se separadamente, o que contraria algumas livrarias que só vendem o kit completo.

Uma coisa é certa, algumas dificuldades encontradas no passado para introdução dos nomes e manuais na plataforma vão ser ultrapassados por se conhecer a forma de os evitar.

Este texto também faz parte das boas práticas, ou seja, dar a conhecer formas apresentadas de agilizar as boas práticas na reutilização dos manuais escolares.

Bisbilhotices

 

Links para consulta:

MEGA MANUAIS ESCOLARES GRATUITOS - https://manuaisescolares.pt/

REUTILIZAÇÃO MANUAIS - http://www.reutilizar.org/REUTILIZAR.ORG/REUTILIZAR.html 

OBSERVADOR - https://observador.pt/2018/11/26/escolas-so-reaproveitam-10-dos-manuais-escolares-usados/

 

 


Logo (1).jpg

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.