Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Saúda-se o regresso às aulas.. mas com preocupações.

Hoje foi o regresso de milhares de alunos às aulas depois de uma interrupção muito longa, desde março, devido à situação de pandemia (Covid 19).

Numa altura que parece haver a 2ª vaga devido às muitas pessoas que testam positivo, a escola tem o seu regresso neste ciclo negativo da doença. Todos temos fé que as coisas corram bem, confiança no divino, acho eu, mas para que a crença que temos no divino nos ajude também temos quer ter os cuidados recomendados pela DGS e ME. Só assim podemos derrotar o virús até aparecer uma vacina.

Em 41 anos de serviço nunca me senti tão apreensivo e com um certo receio do regresso às aulas. Na minha escola tenho feito todos os procedimentos recomendados pela DGS e ME desde as salas únicas para cada turma e com distanciamento, locais para para cada turma no espaço exterior e bem assinalados, bares fechados, retirada dos cacifos dos alunos, refeitório com mesas colocadas com o distanciamento recomendado, mas com utilização a um terço para que se cumpram as regras e ainda os circuitos. Nos circuitos é que é uma confusão de setas com variadas cores, para saída, para entrada, para ida ao recreio, para ida à casa de banho, para ida ao refeitório, reprografia e secretaria e não menos importante circuito para a sala covid, por causa dos alunos com sintomas. O gel desinfetante estará nos locais próprios e um Kit de máscaras ( 3 para 25 lavagens) também vai ser distribuido a todos os alunos. Temos um plano de contingência com todos estes procedimentos.

Apesar de todos os cuidados e mesmo que as regras sejam cumpridas, o receio vai continuar, o stress vai aumentar porque temos que viver com a comunidade de onde os alunos residem e qualquer um pode transportar o virús para a escola. Estou a 1 mês dos 63 anos e com alguns condicionalismos que não são impeditivos das aulas, mas tenho que ter cuidado e por isso o meu receio.

A escola onde exerço vai começar no dia 17, porque o dia 16 é feriado municipal e quanto mais se aproxima o dia do regresso mais o nervosismo miudinho se entranha.

Sou daqueles que acho que é muito melhor para a saúde mental dos alunos que as escolas abram, mas não deixo de estar preocupado.

Isto também serve para alertar os encarregados de educação da minha escola que estejam descansados porque todos os procedimentos com as regras da DGS estão a ser aplicados como o disse em cima.

O trabalho de prevenção tem sido feito e esperemos que resulte.

Boa sorte aos alunos, aos professores, aos funcionários e a toda comunidade escolar.

Bisbilhotices


Logo (1).jpg

 

1 comentário

Comentar post