Saudades dos rankings..
É verdade, embora com todos os condicionalismos e das desigualdades entre o ensino público e o ensino privado, e das injustiças que criam em relação aos mesmos, as saudades dos rankings começam a manifestar-se.
A EB Mota Pinto enquanto entrou nos rankings até se tinha portado bem, veja-se o último ano, ver aqui o ano letivo de 2014/2015, quando a EB mota Pinto se destacou nos resultados alcançados, embora sem as 50 provas exigidas para o ranking mas muito perto disso com 46 provas. Atualmente, a EB Mota Pinto está cada vez mais longe de figurar nos rankings por estar cada vez mais longe das 50 provas.
Pior que um mau resultado num ranking é não constar nele, porque é um indicador que nos diz não haver alunos suficientes, para que a escola daquele lugar e daquele meio, possa no futuro continuar de portas abertas. E a que é que se deve a falta de alunos? É o resultado da emigração e da desertificação desse meio.
Sem trabalho as pessoas emigraram e levaram os seus filhos, o mesmo acontecendo com os jovens que havia nesse meio à procura de trabalho que tiveram que emigrar e em fase de procriação vão ter os seus filhos nesses países que os acolheram. Esta escola, a EB Mota Pinto, é o resultado das consequências de políticas de austeridade, mal geridas pelos nossos governantes. O resultado destas políticas está à vista, menos alunos e menos população em fase ativa, mas as consequências no futuro ainda vão ser mais catastróficas.
Voltando aos rankings verifica-se que no Concelho de Tondela a nível do 9º ano a melhor Escola é a Secundária com 3º ciclo de Molelos, enquanto que a nível do ensino secundário continua a ser a Escola Secundária de Tondela
Ver aqui: Ranking do Público/Católica
Bisbilhotada da semana